top of page

Exames cardiológicos para atletas

Saúde de atleta!


Todo atleta sabe bem o quanto é importante cuidar da saúde, especialmente do coração. Seja no vôlei, no futebol ou naquela corrida de rua para iniciar uma maratona, toda essa disciplina e dedicação exige muito esforço do músculo cardíaco.


Você já deve ter ouvido falar que atletas têm um coração maior. Definitivamente não estamos falando de altruísmo e sim de uma alteração comum no aumento da espessura da parede do coração, uma adaptação do corpo a uma sobrecarga fisiológica ou patológica, conhecida como hipertrofia cardíaca.


No entanto, ter um coração "bombado", não significa que a pessoa está exalando saúde. A hipertrofia cardíaca, especialmente no ventrículo esquerdo, aumenta o risco de morte súbita.



Foi o que aconteceu recentemente, com o empresário e triatleta João Paulo Diniz, 58 anos. A morte inesperada causou espanto e algumas interrogações. Como uma pessoa ativa, dedicada à prática e ao incentivo do esporte pode ser vítima de um ataque fulminante e simplesmente morrer? O excesso de exercício físico pode ser prejudicial à saúde?


Ser atleta faz bem ao coração?


A morte por parada cardíaca em atletas de alta performance não é tão comum quanto imaginamos. Isso acontece porque ocorre um desenvolvimento excessivo do músculo do coração, normalmente causado por hipertensão arterial.


Quando você se exercita é normal a sua frequência cardíaca aumentar, ela está bombeando mais sangue para os músculos do corpo, e isso é muito bom!


No entanto, atletas que treinam várias horas por dia precisam de um cuidado especial. O check-up é fundamental para prevenir derrame, arritmias e outras doenças cardíacas provocadas pelo excesso de atividade física.


Esse fenômeno, que está relacionado ao exagero tem um nome, é conhecido como overtraining, ou seja, quando o atleta ultrapassa o seu limite e não respeita os sinais de descanso que o corpo está enviando. Daí a importância de fazer exames de rotina, eles realmente podem salvar a vida do atleta.



Cuidando do coração


O check-up cardiológico faz parte do cotidiano do atleta. Alguns exames de rotina precisam ser realizados com mais frequência, monitorar a saúde do coração é tão importante quanto cuidar da alimentação e praticar uma atividade física e regular.


Veja os principais exames cardiológicos que um atleta precisa fazer:


Ecocardiograma - exame de ultrassom que utiliza ondas sonoras para obter imagem do coração e avaliar se as válvulas estão funcionando normalmente.


(ECG) Eletrocardiograma - gráfico que registra as oscilações e estímulos elétricos produzidos pelo coração, como arritmias e até infarto do miocárdio.


Holter de 24h - é um eletrocardiograma contínuo e portátil para monitorar os batimentos cardíacos por 24 horas e ajudar a detectar possíveis arritmias.


Teste Ergométrico - Serve para avaliar o funcionamento cardiovascular durante e após esforço físico gradual e crescente.



Este conteúdo te animou a praticar alguma atividade esportiva?


Vale reforçar que, qualquer pessoa que inicie uma atividade física, precisa passar por uma avaliação médica e realizar exames preventivos. Isso vai ajudar a melhorar os seu condicionamento físico e prevenir doenças, sendo você amador, profissional ou quem sabe, um futuro atleta.


Compartilhe este texto em suas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a esta informação.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page